16 de maio de 2014

ESCOLA ESTADUAL ANTONIO SILVA INCENTIVA OS ALUNOS A PARTICIPAREM DO ENEM

Desde sua criação, em 1998, o ENEM vem ganhando importância.
No  início, a prova tinha apenas a finalidade de medir o conhecimento dos alunos ao término do ensino médio. Atualmente, o ENEM faz parte dos processos seletivos de instituições públicas e privadas de nível superior, tornando-se um passaporte para a universidade.
Na mesma medida em que ganhou importância, o ENEM passou a receber mais candidatos. A primeira edição, em 1998, contou com 157.221 inscritos; em 2013, o número ultrapassou os 7,8 milhões. Nem todos sabem, porém, que a nota obtida na prova pode ser usada de diferentes formas. É possível apresentá-la para o acesso à universidade federal, mas também para participar do Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições privadas.
Os professores dos 3ºs anos da escola levaram as turmas para fazerem inscrição no laboratório da escola.


Gorett Artuso, professora de Língua Portuguesa tem trabalhado insistentemente com o ENEM em sala de aula. “É muito importante orientarmos nossos alunos para se inscreverem no ENEM que é a porta de entrada para o Ensino Superior e consequentemente gerando oportunidades melhores no mercado de trabalho. Os alunos demonstraram interesse e vários decidiram fazer inscrição após este incentivo”, analisa a professora.


Tamiris Cristina, 16 anos, aluna do 3º ano está refazendo a prova do ano passado. “As questões estimulam  o aluno e não acumular informações. A prova nos leva a refletir e não memorizar , ela é muita extensa e é preciso muita disciplina, prática, concentração e conhecimento para fazer a prova”, concluiu ela.

Maria de Lourdes Andrade (Vice-diretora) e Aparecida Otoni (Pedagoga) estiveram em todas as turmas de 3ºs anos da escola  estimulando e orientando os alunos sobre a necessidade de fazerem inscrição para o ENEM uma vez que posteriormente são oferecidas bolsas de estudos em diversas universidades o que não existia há alguns anos atrás.