O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, – SIMAVE – é
responsável pelo desenvolvimento de programas de avaliação integrados.
O SIMAVE objetiva desenvolver programas de avaliação cujos resultados
forneçam informações importantes para o planejamento de ações em todos os
níveis do sistema de ensino.
O SIMAVE aponta as prioridades educacionais tanto para professores,
especialistas e diretores quanto para os gestores do sistema, sendo fundamental
na definição de ações e para subsidiar políticas públicas para uma educação
eficaz. Pela relevância de suas informações, o SIMAVE é um pilar do Projeto
Estruturador do Governo de Minas Gerais.
Com as avaliações do PROEB, do PAAE e do PROALFA, o SIMAVE possibilita à
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais – SEE/MG realizar diagnósticos
educacionais para identificar necessidades, e demandas do sistema, das escolas,
dos professores e dos alunos. Em posse dos dados do SIMAVE, a SEE/MG estrutura
políticas e ações diretamente vinculadas aos resultados de aprendizagem, à
qualificação docente, à valorização da escola pública e ao fortalecimento da
qualidade da educação em Minas Gerais.
O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica – Proeb – tem
por objetivo avaliar as escolas da rede pública, no que concerne às habilidades
e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. Não se trata,
portanto de avaliar individualmente o aluno, o professor ou o especialista. O
Proeb avalia alunos que se encontram no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e
3º ano do Ensino Médio.
O resultado do Simave foi divulgado (http://www.simave.caedufjf.net/proeb/resultados-2013/) e de acordo com os gráficos verificamos que no ano de 2013 a
escola atingiu o desempenho recomendado em todos os anos avaliados (9º e 3º). superando inclusive a SRE e o Estado
de Minas Gerais. Esse rendimento nos faz comemorar e parabenizar todo corpo
técnico da Escola, Direção, Professores, Pais e Alunos, e ainda, nos compromete
mais a continuar trabalhando pela qualidade da Educação de nossos alunos.
Nosso grande desafio será , daqui por diante,
superar nosso próprio índice e assumir com o Brasil o compromisso TODOS PELA
EDUCAÇÃO.