Despertar o interesse dos alunos para leitura de livros clássicos da literatura brasileira e sensibilizá-los para perceberem a mágica poesia que floresce dos mesmos não é tarefa nada fácil para professores cujo público está arraigado à era digital, em que facilmente têm acesso a qualquer tipo de informação via internet.
Porém,
pôde-se perceber, durante todo o processo do projeto CAFÉ COM DRUMMOND, jovens adolescentes, conectados ... mesmo na
“vida off-line” – o que não é muito comum nesta geração Z, dos nativos digitais
-, por partir do que sabiam fazer de
melhor, com satisfação, alegria... recheado de muito conhecimento: declamar
poemas... poemas falando de amor ou marcado pela vontade de transformar a
realidade: “Patético”, “Sentimental”, “Memória”, “Confissões”, até mesmo um trecho do conto “Corpo Fechado”, da obra Sagarana ; tocar violão, surdo,
pandeiro...; cantar rap dos “Pedros”, cantar desde “Macunaíma”, Vinícius de
Moraes até “Liberdade” de autoria própria dos alunos, em ritmo de samba; dançar
maculelê, valorizando a cultura afro-brasileira; atuar em peças de teatro que
refletem temas universais e clássicos como “No meio do Caminho”, “Navio
Negreiro”, “Juca Pirama”...
Tudo
isto nos fez comprovar na prática que a
escola pode ser um lugar de gente feliz... que nossos jovens educandos brilham
quando criamos oportunidades em que eles agem como atores, protagonistas do
processo; que a escola é viva e vivo são os conhecimentos desde que possam ser
reconstruídos de forma significativa e contextualizada...
Parabéns,
jovens educandos! Parabéns educadores! Vocês brilharam!
O
evento do II SARAU LITERÁRIO CAFÉ COM DRUMMOND E I COLÓQUIO DA CULTURA
AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA, ocorrido dia 07 de outubro, no clube dos
Aposentados, contou com a presença dos alunos dos 3º anos do Ensino Médio,
ex-alunos, familiares, professores, autoridades locais e do GRUPO “CAMINHOS DO SERTÃO”, da cidade de Cordisburgo –
cidade natal de José Guimarães Rosa, um dos convidados de Carlos Drummond de
Andrade, neste ilustre Café com Drummond.
GRUPO CAMINHOS DO
SERTÃO DE CODISBURGO
Foi um verdadeiro show de organização, alegria, talentos, de
literatura!
EQUIPE IDEALIZADORA
DO PROJETO E O GRUPO CAMINHOS DO SERTÃO DE CODISBURGO, CIDADE NATAL DE JOSÉ
GUIMARÃES ROSA
Veja a seguir as fotos
das apresentações das declamações,
teatros, músicas e jogral feitas pelos alunos.
Rap alusivo
ao momento, preparado pelos alunos do 3º 01 e 3º04 denominado por eles de: O
RAP DOS PEDROS e a declamação do poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade.
Música “Disparada” com o grupo “CAMINHOS DO SERTÃO”, da
cidade de Cordisburgo
Brenda (3º06) - Verbo Ser
Luíra
(3º03) - Poesia
Maria
Luiza (3º03) Sentimental
Jogral:Torcida (3º04)
Música: Terrores
Declamação:Vitor Hugo, Gentil, Luiz F. ,Matheus(3º06) – Jardim

Natanael (3º01) - Confidência do Itabirano

Wanessa (3º01)– Desejos
Taynara
(3º02)
–
Os ombros suportam o mundo
Karolaine (3º03)– Inconfesso Desejo
Teatro:Kamila (Narradora),
Breno,Verônica, Isabely, Karoline, Isabele Cristina (3º07) - Carrego comigo
Musica:Poema de sete faces
Declamações:Luca e Eliane(3º01) – Amar
Ingrid(3º03) –
Para sempre
Rita
(3º03) – Memória
Myla
(3º03) – Aspiração
Deysiane
e Thais Gonçalves(3º08) - Amor é bicho instruído
Teatro:Quadrilha (3º02)
Jenifer,
Gabriel, Gustavo, Michele, Joice, Samuel (3º06) - Conto “A baronesa”
Jogral:Lucas, Hoff,Hagar, Raniery e Gabriel (3º07) –Mundo Grande
Música:As sem-razões do amor
Declamações: Ana Luiza e Samuel (3º01) – Quero
Railaine
(3º04) - Além da terra, além do mar
Beatriz
(3º01) - O maior trem do mundo
Bianca
(3º01) – Confissões

Monique(3º02) - O amor antigo
Jogral:
Kely,
Iane, Francislaine, Matheus, Talita, Daniel(3º07)-
Amar- Amaro
Alessandra, Tais, Aline ,Ana Carolina,
Natália Silva , Natália Estevam (3°8) – A um ausente
Música: Cidadezinha qualquer
As alunas Eduarda e Júnia declamando um trecho do conto “Corpo Fechado”.
Trechos retirados da obra Grande Sertão Veredas, apresentado pelo grupo “CAMINHOS DO SERTÃO”.
Música “Liberdade” de autoria do nosso
aluno Leandro, Beatriz e Emanuel;
Wallace declamando o poema ''Acoite''
produzido pela aluna Júnia.
“O
navio negreiro” (teatro de um trecho da obra) (3°4)

“Samba
da bênção” (música de Vinicius de Morais);(3º03)
Declamação de versos da obra Iracema, de José de Alencar; (3º02)
Teatro: recorte do poema “Juca Pirama”,
de Gonçalves Dias; (3º03) e (3º05)