19 de outubro de 2015

PROJETO INTERDISCIPLINAR CONSCIÊNCIA NEGRA

Está sendo desenvolvido, com os alunos do Ensino Médio - 1º e 2º anos - do turno matutino o Projeto CONSCIÊNCIA NEGRA, idealizado pela professora de Educação Física  Rita Macedo, contando com a colaboração dos demais professores das diversas disciplinas. Para detonar o projeto, num primeiro momento, os alunos fizeram excursão e puderam apreciar apresentação do CONGADO MIRIM de alunos da Escola Municipal Professor Mário Casassanta no bairro Ipaneminha, em Ipatinga e visitaram Quilombo na serra dos Achados, onde vivem descendentes de escravos africanos, quando alunos entrevistaram o líder da comunidade.

O objetivo deste trabalho  é desenvolver nos educandos a consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira, tentando superar as visões estereotipadas sobre o tema e procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente.

APRESENTAÇÃO DO CONGADO MIRIM DA ESCOLA NO  BAIRRO IPANEMINHA - IPATINGA
 




"Eu achei a apresentação do Congado Mirim muito interessante, alegre, colorida. É muito importante o trabalho desenvolvido na escola com essas crianças que ao apresentarem a dança estarão divulgando e valorizando a cultura de seus antepassados." Depoimento do Aluno Daniel Araújo - 2º ano 05.


VISITA AO QUILOMBO NA SERRA DO  ACHADO



Roda de conversa com o líder da comunidade e Alessandro de Sá, presidente da Ong Instituto Interagir, que organizou a excursão junto com a escola.



Alunos andando pelos arredores dos poços de criação de peixes – base da economia local.



Alunos juntamente com o líder da comunidade quilombola, o presidente do Instituto Interagir,  as professoras (Raquel, Arele, Rita) e vice-diretoras Ivânia e Lurdinha.


O trabalho terá sua culminância num evento a ser realizado em local fora da escola e contará com a presença da comunidade escolar, quando apreciarão  números artísticos relacionados ao tema bem como palestras/depoimentos de colaboradores que se destacam na região no movimento negro. Veja convite elaborado pelo aluno.