17 de novembro de 2015

Apresentação da peça de teatro





Dança Sarará Crioulo apresentada pelos alunos como forma de realização de ato político: quando negros assumem e usa seu cabelo crespo natural   enfrenta todo um sistema racista e sexista e revela para esse sistema que ele está com os dias históricos dele contados.






Apresentação de Capoeira:
O trecho da música abaixo descreve poeticamente a luta dos negros na ginga da capoeira:
 “Dança guerreira ,
Corpo do negro é de mola,
Na capoeira…
Negro embola e disembola…
E a dança que era uma dança para o dono da terra,
Virou a principal defesa do negro na guerra ,
Pelo que se chamou libertação,
E por toda força coragem, rebeldia,
Louvado será todo dia …”
 





Alunos da Oficina de percussão do Grupo Pirilampo , sob o comando do professor Geleia fizeram uma linda apresentação de batucada.
Fundado em 2006, a ONG Grupo Pirilampo é uma referência de atividades artístico-culturais no município de Timóteo e Marliéria. Pela valorização da arte, da cultura e da brincadeira criam espaços para a prática de oficinas, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Praticam oficinas literárias, de teatro, artes circenses, capoeira, dança, artes plásticas, música, rádio e vídeo. Exploram as diversas formas de liguagens e expressões culturais, estabelecendo um canal de comunicação entre os participantes das atividades do Projeto e a comunidade.



Apresentação de Maculêlê dos nossos queridos alunos, que muito além de dançar,  nos contaram uma história:




A idealizadora do Projeto CONSCIÊNCIA NEGRA -  Rita Macedo  Agradeço a Deus por nos dar oportunidade de realizar um evento tão brilhante, cheio de alegria e ensinamentos que nossos alunos com certeza irão disseminar pela vida a fora em prol de um mundo mais justo, de respeito e de paz, que é o desejo de cada um de nós e parabenizando aos alunos, colegas de trabalho, equipe gestora, convidados, parceiros, enfim a todos que colaboraram para o sucesso do evento.


«Dizem que o brasileiro tem samba na alma e no pé. E é verdade. Há tempo, essa dança de passos e movimentos pertence à nossa história. Tanto a dança quanto a música derivam de ritmos e melodias de raízes africanas trazidos pelos negros há séculos”.

Para encerrarmos nosso evento, nada mais oportuno que uma rápida passagem pelos 27 Estados brasileiros, cantados no samba-enredo da Escola de Samba Império Serrano – em 1964 – através da música  AQUARELA BRASILEIRA.







Ao final, todos foram convidados para saborearem um delicioso lanche?