Iniciou em setembro o
projeto de Formação Continuada de Professores e Pedagogos do Ensino Médio que busca promover um processo formativo que
valorize e envolva os professores e pedagogos da Rede Estadual do Ensino Médio
em Minas Gerais, contribuindo para a melhoria de qualidade deste nível de ensino.
A UFMG é a instituição
responsável pela formação dos orientadores que irão conduzir os cursos nas
escolas da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, da qual
fazemos parte.
Na E.E. Antônio Silva há 46
professores inscritos nesse projeto atingindo quase 100% dos professores/pedagogos (que fazem parte do quadro do Ensino Médio) e estão divididos em 2 grupos.
Um grupo realiza o encontro
nas terças-feiras sob a coordenação da professora Alexandra França e o
outro, nas quartas-feiras sob a coordenação da pedagoga Maria de Lourdes.
Os participantes do Pacto
recebem uma bolsa de estudo e pesquisa segundo critérios e normas estabelecidas
na Resolução Nº 51 de 11 de dezembro de 2013, tendo direito à mesma professores
e pedagogos cujos nomes constam no Censo Escolar de 2014.
A 1ª etapa acontecerá ao
longo de 5 meses, com início em setembro de 2014 e finalizando em fevereiro de
2015.
Serão realizadas atividades coletivas
presenciais com carga horária de 50 horas e atividades de
50 horas, não presenciais.
Os temas centrais
articuladores do Pacto são:
- Ensino Médio e Formação
Humana Integral (caderno I)
- O jovem como sujeito do
Ensino Médio (caderno II)
- O currículo do Ensino
Médio, seus sujeitos e os desafios da Formação Humana Integral (Caderno III)
- Áreas de conhecimento e
Integração Curricular (caderno IV).
-Organização e Gestão
Democrática na escola (caderno V).
-Avaliação do Esnino Médio
(caderno VI).
O diretor Paulo Antônio
Silva fez a abertura do Pacto e falou sobre a importância do mesmo para os
cursistas.
A aluna Mariana Cesário, do
3º ano 02, leu para os professores, com muito entusiasmo, uma carta elaborada pelas
alunas: Laura Costa (3º03), Bárbara, Letícia Souza e Ana Luiza(3º01); Thaís ,
Raiane (3º04).
O aluno Paulo Ricardo ( 2º
ano- noturno) tocou e cantou a música
“Enquanto houver sol” com uma mensagem de esperança para os professores.
“Enquanto houver sol” com uma mensagem de esperança para os professores.
No 1º encontro foi feita uma
dinâmica da partilha, na qual os professores registraram uma característica que
iriam partilhar com seus pares para que os encontros do Pacto pudessem ser um
sucesso.
No 2º encontro do Pacto foi
exibido o vídeo:Educação Proibida que leva a uma reflexão sobre a educação
baseada num contexto histórico. Vale a pena conferir.
Para conhecer melhor os “Sujeitos
do Ensino Médio”, jovens da escola, elaborou-se um questionário sócio, cultural
e econômico de todos os alunos do Ensino Médio cujo diagnóstico fará parte do
Projeto Político Pedagógico.
Questionário Sócio,Cultural e econômico
Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser. Esquecer.
No 3º dia tivemos a participação de Clistemes Alves, psicólogo,
policial atuante no PROERB que proferiu a palestra “ Conflitos de Gerações”
para os professores.
A aluna Débora do 3º ano, declamou a poesia de Carlos
Drummond de Andrade para detonar o encontro do Pacto cujo tema é “ O jovem como
Sujeito do Ensino Médio” – Poema “Verbo Ser”
Verbo ser
Carlos Drummond de Andrade
Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser. Esquecer.
Os alunos do Ensino Médio confeccionaram um vídeo sobre “
O que é ser Jovem”.
Os alunos da professora Gorett elaboram em conjunto um cartaz: Por que venho à escola?
Os alunos da professora Gorett elaboram em conjunto um cartaz: Por que venho à escola?