8 de outubro de 2014

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Iniciou em setembro o projeto de Formação Continuada de Professores e Pedagogos do Ensino Médio  que busca promover um processo formativo que valorize e envolva os professores e pedagogos da Rede Estadual do Ensino Médio em Minas Gerais, contribuindo para a melhoria de qualidade deste nível de ensino.
A UFMG é a instituição responsável pela formação dos orientadores que irão conduzir os cursos nas escolas da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, da qual fazemos parte.
Na E.E. Antônio Silva há 46 professores inscritos nesse projeto atingindo quase 100% dos professores/pedagogos (que fazem parte do quadro do Ensino Médio) e estão divididos em 2 grupos.
Um grupo realiza o encontro nas terças-feiras sob a coordenação da professora Alexandra França e o outro, nas quartas-feiras sob a coordenação da pedagoga Maria de Lourdes.
Os participantes do Pacto recebem uma bolsa de estudo e pesquisa segundo critérios e normas estabelecidas na Resolução Nº 51 de 11 de dezembro de 2013, tendo direito à mesma professores e pedagogos cujos nomes constam no Censo Escolar de 2014.
A 1ª etapa acontecerá ao longo de 5 meses, com início em setembro de 2014 e finalizando em fevereiro de 2015.
Serão realizadas atividades coletivas presenciais com carga horária de 50 horas e atividades de 50 horas, não presenciais.
Os temas centrais articuladores do Pacto são:
- Ensino Médio e Formação Humana Integral (caderno I)
- O jovem como sujeito do Ensino Médio (caderno II)
- O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e os desafios da Formação Humana Integral (Caderno III)
- Áreas de conhecimento e Integração Curricular (caderno IV).
-Organização e Gestão Democrática na escola (caderno V).
-Avaliação do Esnino Médio (caderno VI).

O diretor Paulo Antônio Silva fez a abertura do Pacto e falou sobre a importância do mesmo para os cursistas.

A aluna Mariana Cesário, do 3º ano 02, leu para os professores, com muito entusiasmo, uma carta  elaborada pelas alunas: Laura Costa (3º03), Bárbara, Letícia Souza e Ana Luiza(3º01); Thaís , Raiane (3º04).

Clique aqui e leia a   Carta aos Professores

O aluno Paulo Ricardo ( 2º ano- noturno) tocou e cantou a música 
“Enquanto houver sol” com uma mensagem de esperança para os professores.

No 1º encontro foi feita uma dinâmica da partilha, na qual os professores registraram uma característica que iriam partilhar com seus pares para que os encontros do Pacto pudessem ser um sucesso.


No 2º encontro do Pacto foi exibido o vídeo:Educação Proibida que leva a uma reflexão sobre a educação baseada num contexto histórico. Vale a pena conferir.







Para conhecer melhor os “Sujeitos do Ensino Médio”, jovens da escola, elaborou-se um questionário sócio, cultural e econômico de todos os alunos do Ensino Médio cujo diagnóstico fará parte do Projeto Político Pedagógico.



Questionário Sócio,Cultural e econômico


No 3º dia tivemos a participação de Clistemes Alves, psicólogo, policial atuante no PROERB que proferiu a palestra “ Conflitos de Gerações” para os professores.



A aluna Débora do 3º ano, declamou a poesia de Carlos Drummond de Andrade para detonar o encontro do Pacto cujo tema é “ O jovem como Sujeito do Ensino Médio” – Poema “Verbo Ser”


Verbo ser
                                                                                  Carlos Drummond de Andrade

Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser. Esquecer.




Os alunos do Ensino Médio confeccionaram  um vídeo sobre “ O que é ser Jovem”.

                            
Os alunos da professora Gorett elaboram em conjunto um cartaz: Por que venho à escola?